Objetivos do curso

As evoluções tecnológicas em diversas áreas têm permitido que o Ensino à Distância (EAD) se tenha desenvolvido enormemente nos últimos anos, o que veio criar uma verdadeira nova profissão, com exigência de novas competências: o E-Formador (por vezes também designado de E-Tutor).

O potencial de comunicação hoje em dia confere à formação à distância uma infinidade de possibilidades, daí que seja mesmo mais correto designar-se como E-Learning do que como formação à distância (ou ensino à distância). Porque realmente o anterior conceito de distância tem-se esfumado: hoje em dia, o formando, embora fisicamente distante, pode ter grande proximidade com o formador, porventura até mais do que no ensino presencial, pois, por exemplo, o e-learning permite uma flexibilidade de horários de encontro formandor-formando que o ensino presencial não possibilita.

As novas tecnologias possibilitam uma interação formador-formando em que, apesar de fisicamente distantes, ambos podem dialogar, interagir e conhecerem-se pessoalmente (embora virtualmente).

Existe ainda a possibilidade de realizar sessões síncronas e assíncronas. A síncrona apresenta como principal vantagem a interação direta e em tempo real com o formador, ou mesmo com o restante grupo que esteja na formação. A assíncrona tem a vantagem de o formando poder gerir a sua atividade com total flexibilidade, não estando sujeito a horários ou sequer a locais físicos, pois até mesmo no telemóvel é possível assistir às sessões.

Este curso visa proporcionar ao formador os conhecimentos necessários sobre esta nova realidade de aprendizagem, dotando-o dos conhecimentos necessários para utilizar todos os recursos e técnicas que a formação em e-learning possibilita, permitindo-lhe desenvolver uma formação da maior qualidade pedagógica, tecnológica e comunicacional.

Destinatários

Este curso é fundamentalmente destinado a todos aqueles que, sendo já formadores, querem aprender as melhores técnicas para desenvolverem a sua atividade neste novo modelo de aprendizagem que é o e-leaning.

Não obstante, também para aqueles que se vão iniciar como formadores, pois hoje em dia muitas vezes a entrada dos formadores é feita diretamente nesta modalidade de formação on line, quer pela sua cada vez maior pertinência em vários contextos, quer também por condicionantes exógenas, como foi o caso da recente pandemia do Covid-19.

Pré-Requisitos

Para a frequência desta formação os formandos deverão estar familiarizados com a utilização do computador e com a navegação na internet.

O curso é aberto a qualquer participante, não sendo exigível habilitação prévia específica.

Convém ter presente, contudo, que esta é uma formação técnica específica sobre e-learning, não substituindo a componente de formação pedagógica de base que um formador deve sempre ter.

Perfil Dos Formadores

Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais da área, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades profissionais com que os formandos se confrontarão no mercado de trabalho.

Estruturação Pedagógica

O curso tem uma estrutura linear, sendo ministrado de forma contínua e sequencial.

Perfil de Competência

No final do curso os formandos terão adquirido conhecimentos que lhes permitirão dominar os seguintes aspectos:

•    Conceitos fundamentais de ensino à distância
•    Conceitos, características e práticas de e-learning
•    Como organizar sessões de e-learning
•    Como gerir grupos em e-learning
•    Como dinamizar as sessões de e-learning
•    Sessões síncronas e assíncronas
•    Plataformas de e-learning (LMS – Learning Management System)
•    Funcionamento das plataformas de e-learning
•    Conteúdos de e-learning
•    Utilização prática de plataformas de e-learning
•    Gerir autonomamente uma formação completa na modalidade de e-learning

Saídas Profissionais

No final do curso, os formandos estarão aptos a exercerem a atividade de formação como E-Formador, dominando todos os aspetos da modalidade da formação / ensino em e-learning.

O INEPI tem uma estrutura própria para angariação de estágios e emprego para os formandos, junto de empresas suas clientes, ou outras, sendo que com algumas tem protocolos específicos para este efeito.

Sempre que possível, mas sem que tal seja um compromisso efectivo (pois depende da disponibilidade das empresas), o INEPI propiciará a frequência de estágio aos seus formandos.

Certificações

No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos da legislação em vigor.

O curso não confere grau académico.

Metodologia Pedagógica

O curso adopta, na sua parte teórica, uma metodologia expositiva. No entanto, privilegia-se fundamentalmente a perspectiva prática, com o recurso a trabalhos práticos e casos de estudo.

Meios e Recursos Didáticos

O curso decorrerá em sala, com recurso a suportes audiovisuais.

Os materiais consumíveis são, em qualquer curso, da responsabilidade dos formandos. No entanto, ao nível de consumíveis, este curso não exigirá o dispêndio de montantes significativos.

A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis, pelo que o seu custo não é considerado para a estimativa acima referida.

Por norma, qualquer documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital.

Critérios de Avaliação

A avaliação resulta, basicamente, de 2 vertentes: uma, a “avaliação contínua”, põe em equação factos como a assiduidade, pontualidade, participação activa nas aulas, e execução de trabalhos determinados pelos formadores, em aula ou em casa, individuais ou de grupo, consoante o seu próprio critério.

Por outro lado, é realizado um teste final escrito que, em conjunto com a avaliação contínua, dará a medida da qualificação atribuída ao aluno no final do curso.

A escala de avaliação utilizada é de 0 a 20.

Condições do Curso

A duração do curso é de 30 horas.

As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, à data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela Secretaria.

As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na Secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).

Versão do Referencial: V.1