Cronograma Histórico

2008
Fundação da ANEF

O INEPI é associado fundador da ANEF - Associação Nacional de Entidades Formadoras, a associação empresarial do setor da formação profissional.

Esta associação tem por objetivo promover a formação profissional e defender os interesses das empresas do setor.

1997
Curso de Formação Pedagógica de Formadores

Em ???? o INEPI foi uma das primeiras entidades a obter a certificação, junto do IEFP, para realização de cursos de Formação Pedagógica de Formadores, o qual conferia a atribuição de CAP - Certificado de Aptidão Pedagógica

1???
Acreditação DGERT

O INEPI foi das primeiras entidades a possuir a Acreditação da DGERT ( a essa data designada por ????.

Apesar de esta acreditação apenas ser obrigatória para entidades formadoras que pretendam realizar curso com financiamentos públicos nacionais ou comunitários (o INEPI nunca realizou formações subsidiadas), o INEPI entendeu ser positiva a adesão a este sistema de acreditação de entidades formadoras.

1990
Implantação nos PALOP

Após 8 anos de afirmação e liderança no mercado nacional, o INEPI expande-se nos mercados de língua portuguesa (PALOP), prosseguindo uma lógica de desenvolvimento junto dos mercados de falantes da língua portuguesa, dado que a língua é fator crucial no ensino e formação, sendo proisso estes mercados um espaço natural para uma empresa portuguesa.

Começando primeiro pela Guiné-Bissau, rapidamente evolui primeiro para Angola, e logo em seguida para Cabo Verde, São Tomé e príncipe e Moçambique.

1983
Inovação na oferta formativa

Cerca de 20 anos antes, haviam sido extintos grande parte dos cursos técnicos das escolas comerciais e industriais, havendo por isso uma enorme escasez de oferta de formações técnicas. Além da oferta de cursos de contabilidade, secretariado e datilografia, praticamente não havia cursos técnicos.

O INEPI lançou então cursos totalmente inovadores à data, como o curso de Desenhador Projetisat de Construção Civil, o curso de Encarregado de Obras de Construção Civil, o curso de Ventilação, Climatização e Refrigeração (com práticas oficinais), o curso de Topografia, entre outros.

Também na área tecnológica o INEPI foi pioneiro, tendo lançado dos primeiros cursos de programação de computadores, como os de linguagem COBOL, RPG II, Assembler, Eletrónica Digital, Técnicos de Hardware, entre outros.

1981
Constituição do INEPI

Um grupo de quadros superiores, oriundos de diversas áreas empresariais, constitui o INEPI, com o intuito de colmatar uma enorme lacuna no sistema nacional de formação profissional, sendo que este termo, aliás, era praticamente desconhecido a essa data. O próprio IEFP (estatal) apenas viria a ver publicada a sua lei orgânica posteriormente, em 1982, pelo que, em termos práticos, o INEPI é mesmo anterior ao organismo público responsável pela formação profissional.