Objetivos do curso

No final deste curso o formando será capaz de reconhecer as distintas dimensões do conceito de marketing, analisar as diversas estratégias de marketing para promoção de um determinado produto, compreender o que é o Marketing Operacional, elaborar um plano de marketing e ainda identificar quais as funções e responsabilidades de um bom gestor de marketing.

Destinatários

O curso está direccionado a qualquer pessoa que pretenda iniciar-se na área do marketing.

Este curso pode também ser adequado a pessoas que, tendo já alguma experiência profissional na área, seja pela vertente técnica, seja pela vertente comercial, pretendam aprofundar, estruturar e sistematizar os seus conhecimentos.

Pré-Requisitos

Para a frequência desta formação não são exigidos pré-requisitos especiais.

O curso é aberto a qualquer participante, sendo todavia recomendável ter como base a frequência do ensino secundário.

Perfil Dos Formadores

Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais da área, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades profissionais com que os formandos se confrontarão no mercado de trabalho.

Estruturação Pedagógica

O curso tem uma estrutura linear, segmentado em unidades pedagógicas distintas, sendo ministrado de forma contínua e sequencial.

Perfil de Competência

No final desta formação os formandos deverão ser capazes de elaborar um Plano de Marketing e de desenvolver as diversas actividades da área do Marketing.

Saídas Profissionais

No final do curso, os formandos poderão desempenhar um variado conjunto de funções em empresas e outras organizações, tais como:
•    Assistente de Marketing;
•    Analista de Mercado;
•    Gestor de Vendas e / ou de Produto;
•    Gestor de Loja;
•    Consultoria de Marketing.
O INEPI tem uma estrutura própria para angariação de estágios (ou empregos) para os formandos, junto de empresas suas clientes, ou outras, sendo que com algumas tem protocolos específicos para este efeito.

Sempre que possível, mas sem que tal seja um compromisso efectivo (pois depende da disponibilidade das empresas), o INEPI propiciará a frequência de estágios aos seus formandos.

Certificações

No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos da legislação em vigor.

O curso não confere grau académico.

Metodologia Pedagógica

Este curso visa promover um ambiente formativo aberto e interactivo entre o formador e os participantes, sendo a abordagem aos conteúdos programáticos feita com recurso a métodos e técnicas pedagógicas diversificadas, de forma a facilitar a assimilação da informação.

As metodologias escolhidas optam pelo recurso aos métodos expositivo, interrogativo e activo, recorrendo para este método a técnicas de exercícios individuais e em grupo, bem como a casos de estudo (casos reais).

Meios e Recursos Didáticos

Os principais meios didácticos a utilizar serão os meios audiovisuais e documentação de apoio ao curso.

Os materiais consumíveis são, em qualquer curso, da responsabilidade dos formandos. No entanto, este curso não prevê a necessidade de consumíveis.

A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis, pelo que o seu custo não é considerado para a estimativa acima referida.

Por norma, qualquer documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital. Se o formando a pretender na forma impressa (em papel), o custo desse serviço ser-lhe-á debitado.

Critérios de Avaliação

A avaliação incorpora uma componente final e uma componente contínua. São valorizados itens como a participação oral, a assiduidade e pontualidade, a capacidade de trabalho em equipa (trabalhos de grupo). Haverá igualmente uma ficha de avaliação final.

Escala de classificação usada é de 0 a 20 valores.

Condições do Curso

A duração do curso é de 120 horas (aproximadamente 5 meses de duração efectiva de curso).

As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, á data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela secretaria.

As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).

Versão do Referencial: V.8