Objetivos do curso

Este curso visa preparar profissionais para as funções de Assistente de Gestão.

A profissão de Assistente de Gestão, também chamada Assessoria de Gestão, é uma função de suporte aos órgãos diretivos ou de gestão de uma organização.

Não tendo poder de decisão, o Assistente de Gestão deve, no entanto, proporcionar à sua direção ou administração toda a informação que esta necessite para o processo de tomada de decisão.

Para tal, o Assistente de Gestão necessita de dominar algumas áreas básicas no âmbito da gestão, para que possa aconselhar as suas chefias sobre a informação mais pertinente para as decisões cruciais no dia a dia da organização.

Também compete ao Assistente de Gestão preparar alguma da informação necessária à gestão da organização, estando atento às diversas variáveis que, numa organização, influenciam a tomada de decisões.

Destinatários

O curso destina-se essencialmente a quem exerça, ou pretenda exercer, funções como Assistente de Gestão, isto é, alguém que tem como responsabilidade dar apoio à direção ou administração de uma organização empresarial ou de outro tipo.

Pode interessar a diretores de serviços, secretárias de direção, técnicos superiores, administrativos com funções de ligação à direção, gestores de pequenas e médias empresas, entre outros.

No entanto, este curso pode também ser uma ferramenta importante para quem, nunca tendo tido formação de base em gestão, pretenda adquirir algumas competências básicas que lhe permitam iniciar-se no mundo da gestão.

Pré-Requisitos

Para a frequência desta formação não são exigidos pré-requisitos especiais.

O curso é aberto a qualquer participante, sendo todavia recomendável ter como base a frequência do ensino secundário.

Perfil Dos Formadores

Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais da área, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades profissionais com que os formandos se confrontarão no mercado de trabalho.

Estruturação Pedagógica

O curso tem uma estrutura modular, funcionando num sistema de módulos agrupados em 2 ciclos, com um total de 10 módulos.

A estrutura do curso é a seguinte:

Fundamentos de Organização e Gestão de Empresas……….…18 horas
Informação Contabilística e Financeira - noções fundamentais..16 horas
Cálculo Comercial e Financeiro ………………………………........12 horas
Introdução Prática à Estatística……………………………………..10 horas
Gestão de Projetos………………………………………….………...20 horas
Direito Comercial…………………………………………………….,,,8 horas
Responsabilidade Social e Jurídica da Empresa………………….6 horas

                Total    90 horas


Marketing Institucional………………….…………………………...22 horas
Comunicação Empresarial    ……………………………………….24 horas
Princípios de Gestão de Recursos Humanos …  ……………….16 horas
Liderança e Gestão de Equipas…………………………………  .16 horas
Direito do Trabalho e Legislação Laboral ………………………..12 horas

        Total    90 horas

Perfil de Competência

No final do curso os formandos terão adquirido conhecimentos que lhes permitirão desempenhar uma actividade profissional no âmbito da assessoria de gestão, nas valências mais relevantes e necessárias numa organização de tipo empresarial, nomeadamente nas áreas mais recorrentes na gestão diária.

Este curso desenvolve algumas das competências básicas e essenciais à profissão de assistente de Gestão, permitindo ao formando ficar a dominar alguns dos aspetos mais essenciais da gestão de uma empresa ou outro tipo de organização.

Saídas Profissionais

No final do curso, os formandos estarão aptos a desempenhar a função de Assistente de Gestão, ou Assessor de Gestão, qualquer empresa ou organização, independentemente da sua dimensão ou área de actividade.

Não sendo uma formação exaustiva em gestão de empresas, esta formação permite, no entanto, dominar o essencial da informação necessária para dar apoio aos responsáveis pela gestão da organização.

Certificações

No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos da legislação em vigor.

O curso não confere grau académico.

Metodologia Pedagógica

O curso adopta, na sua parte teórica, uma metodologia expositiva. No entanto, privilegia-se fundamentalmente a perspectiva prática, com o recurso a situações concretas e casos de estudo.

Meios e Recursos Didáticos

O curso decorrerá em sala, com recurso a suportes audiovisuais ou outros meios adequados à formação.

Os materiais consumíveis são, em qualquer curso, da responsabilidade dos formandos. No entanto, ao nível de consumíveis, este curso não exigirá o dispêndio de montantes significativos.
    
A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis, pelo que o seu custo não é considerado para a estimativa acima referida.

Por norma, qualquer documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital. Se o formando a pretender na forma impressa (em papel), o custo desse serviço ser-lhe-á debitado.

Critérios de Avaliação

A avaliação deste curso é feita módulo a módulo. Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão obter classificação positiva em todos os módulos.

A média final do curso é a média aritmética das classificações dos diversos módulos.

O critério de avaliação nos módulos tem em conta a avaliação contínua, bem como as notas de trabalhos finais (exames) ou outros que sejam efectuados durante o módulo. São também valorizados factores como a assiduidade, participação nas aulas, execução de trabalhos de rotina, etc.

A escala de avaliação utilizada é de 0 a 20.

Condições do Curso

A duração do curso é de 180 horas.

As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, à data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela Secretaria.

As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na Secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).

Versão do Referencial: V.4