Objetivos do curso

A folha de cálculo é uma das mais poderosas ferramentas de trabalho, sendo utilizada em todas as áreas técnicas e científicas. O Excel é a folha de cálculo mais conhecida no mercado, embora existam atualmente muitas outras, algumas gratuitas. No entanto, todas elas se baseiam nos mesmos princípios e, não obstante algumas diferenças gráficas, muitas estão ao mesmo nível do Excel da Microsoft.

O objetivo deste curso é proporcionar uma formação avançada para quem já utiliza regularmente o Excel, permitindo extrair todos o potencial desta ferramenta poderosíssima.

Embora seja uma avaliação especulativa, poderemos quantificar, sem provavelmente exagerar, que o utilizador “normal” do Excel apenas usará uns 20% do potencial da ferramenta, na melhor das hipóteses.

O domínio das funções avançadas do Excel permite poupar horas de trabalho, automatizar imensas funções, criar novas funções, melhorar substancialmente a apresentação das folhas, nomeadamente dos gráficos, recorrer a fórmulas complexas em diversas temáticas (como financeiras, de engenharia, cálculo, estatística, matemática, trigonometria, entre várias outras) numa grande diversidade de possibilidades.

Com o domínio global do Excel o aumento de produtividade é exponencial, além dos ganhos em termos de apresentação e segurança dos resultados.

 

Destinatários

Como se sabe, o Excel é hoje uma ferramenta utilizada transversalmente por toda a gente.

Esta formação em Excel avançado é portanto dirigido a qualquer pessoa que utilize o Excel profissionalmente, permitindo-lhe utilizar recursos que provavelmente nem imaginará que a ferramenta contém.

Desde o estudante do nível secundário e universitário, até ao gestor das maiores empresa e projetos, passando pelas diversas áreas profissionais, técnicas e científicas, esta formação será sempre útil a qualquer pessoa que necessite de fazer uma utilização mais avançada do Excel.

Pré-Requisitos

Para a frequência desta formação é necessário possuir conhecimento e prática das funções básicas do Excel.

Excluindo esse requisito, o curso é aberto a qualquer participante.

Perfil Dos Formadores

Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais da área, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades profissionais com que os formandos se confrontarão no mercado de trabalho.

Estruturação Pedagógica

O curso tem uma estrutura linear, sendo ministrado de forma contínua e sequencial.

Perfil de Competência

No final do curso os formandos terão adquirido conhecimentos que lhes permitirão aproveitar as potencialidades do Excel na sua totalidade, quer em termos de cáculo, quer nas apresentação gráfica da informação.

Saídas Profissionais

O curso, por si só, não oferece propriamente uma saída profissional, dado que é uma ferramenta de base para suporte de trabalho em outras áreas do conhecimento.

Contudo, o mercado valoriza imensamente que qualquer técnico ou profissional, domine perfeitamente uma ferramenta que é transversal a qualquer atividade, seja de que área for, das ciências sociais às engenharias, das ciências médicas à gestão, da biologia à arquitetura, entre muitos outros exemplos.

Certificações

No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos da legislação em vigor.

O curso não confere grau académico.

Metodologia Pedagógica

O curso adopta fundamentalmente a perspectiva prática, com o recurso a situações concretas e resolução de problemas.

Meios e Recursos Didáticos

O curso decorrerá em sala, com recurso a suportes audiovisuais ou outros meios adequados à formação.

Os materiais consumíveis são, em qualquer curso, da responsabilidade dos formandos. No entanto, ao nível de consumíveis, este curso não exigirá o dispêndio de montantes significativos.

Embora o INEPI disponha de material informático para o curso (hardware e software), recomenda-se vivamente que o formando possua o seu próprio computador e o aplicativo Excel, pois assim poderá ficar com os trabalhos realizados durante o curso e desenvolver o seu trabalho mesmo fora da formação em sala.
    
A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis, pelo que o seu custo não é considerado para a estimativa acima referida.

Por norma, qualquer documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital. Se o formando a pretender na forma impressa (em papel), o custo desse serviço ser-lhe-á debitado.

Critérios de Avaliação

A avaliação resulta, basicamente, de duas vertentes: uma, a “avaliação contínua”, põe em equação factos como a assiduidade, pontualidade, participação activa nas aulas, e execução de trabalhos determinados pelos formadores, em aula ou em casa, individuais ou de grupo, consoante o seu próprio critério.

Por outro lado, é realizado um teste final que, em conjunto com a avaliação contínua, dará a medida da qualificação atribuída ao formando no final do curso.

A escala de avaliação utilizada é de 0 a 20.

Condições do Curso

A duração do curso é de 20 horas.

As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, à data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela Secretaria.

As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na Secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).

Versão do Referencial: V.1