Este curso visa dotar os formandos de conhecimentos sobre os conceitos básicos da programação de computadores, como sejam a lógica de programação, as ferramentas de análise de problemas e de representação de algoritmos.

Estas são as bases para se poder trabalhar em programação de computadores.

Com este ponto de partida, o formando fica apto a aprender qualquer linguagem de programação.

Tendo em consideração que os programadores informáticos são uma das profissões com maior procura no mercado, sendo uma profissão sem barreiras geográficas (as linguagens de programação são universais), nem físicas (pode-se trabalhar em qualquer lugar, mesmo que para um cliente que esteja no outro lado do mundo), nem académicas (não é necessário qualquer grau universitário para pode ser programador) e sempre muito bem remunerada, a iniciação à programação de computadores abre perpetivas de futuro a qualquer candidato.

Destinatários

O curso destina-se a todos os que pretendem iniciar-se no mundo da programação de computadores.

Pré-Requisitos

Para a frequência desta formação não é necessária qualquer habilitação específica, sendo apenas recomendado que os formandos estejam minimamente familiarizados com o usa corrente de um computador, não sendo porém necessária qualquer especialização técnica.

O curso é aberto a qualquer participante, não sendo exigível habilitação prévia específica.

Perfil Dos Formadores

Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais da área, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades profissionais com que os formandos se confrontarão no mercado de trabalho.

Estruturação Pedagógica

O curso tem uma estrutura linear, sendo ministrado de forma contínua e sequencial.

Perfil de Competência

No fim da formação, o formando deverá conhecer as estruturas lógicas de programação, proceder à criação de algoritmos, ser capaz de ler algoritmos nas suas diferentes formas de representação, testar os resultados dos algoritmos bem como implementar os mesmos.

Saídas Profissionais

O curso destina-se a quem queira enveredar pela programação de computadores, sendo o módulo de entrada.

Este curso, por si só, não corresponde a uma saída profissional específica, mas é condição essencial para a aprendizagem de qualquer linguagem de programação.

Certificações

No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos da legislação em vigor.

O curso não confere grau académico.

Metodologia Pedagógica

Nesta formação privilegia-se fundamentalmente a perspectiva prática, com o recurso a trabalhos práticos e casos de estudo.

Meios e Recursos Didáticos

O curso decorrerá em sala, com recurso a suportes audiovisuais e a equipamentos informáticos.

Os materiais consumíveis são, em qualquer curso, da responsabilidade dos formandos. No entanto, ao nível de consumíveis, este curso não exigirá o dispêndio de montantes significativos.

A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis, pelo que o seu custo não é considerado para a estimativa acima referida.

Por norma, qualquer documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital.

Para este curso é recomendado que o formando possua o seu próprio computador. Não obstante o INEPI poder disponibilizar computadores, é sempre vantajoso o formando ter o seu próprio equipamento, pois assim os formandos poderão desenvolver os seus trabalhos fora do horário normal das aulas.

Utilizando computadores do INEPI, os formandos ficarão limitados à sua utilização em aula, o que para este tipo de curso se torna limitativo.

Critérios de Avaliação

A avaliação resulta, basicamente, de duas vertentes: uma, a “avaliação contínua”, põe em equação factos como a assiduidade, pontualidade, participação activa nas aulas, e execução de trabalhos determinados pelos formadores, em aula ou em casa, individuais ou de grupo, consoante o seu próprio critério.

Por outro lado, é realizado um teste final escrito que, em conjunto com a avaliação contínua, dará a medida da qualificação atribuída ao aluno no final do curso.

A escala de avaliação utilizada é de 0 a 20.

Condições do Curso

A duração do curso é de 30 horas.

As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, à data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela Secretaria.

As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na Secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).

Versão do Referencial: V.1