Objetivos do curso

A eficiência e o consequente sucesso profissional começam com uma gestão inteligente do tempo.
 
O tempo transformou-se no bem mais precioso da sociedade contemporânea. Nunca houve tanta falta de tempo como nos nossos dias. Não que o tempo tenha “encolhido”, o que sucede é que nas nossas sociedades contemporâneas estamos sempre “afogados” em atividades, compromissos, prazos a cumprir, requisitos legais, etc. Quer a nível profissional com a nível pessoal (preencher o IRS, renovar o cartão disto ou daquilo, tratar de assuntos familiares, atividades com amigos, etc. são exemplos de como mesmo ao nível pessoal a nossa vida é ultra-preenchida). Todos nós temos sempre aquela sensação de que nunca sobra e que deixamos sempre coisas por fazer.

Sendo isto uma verdade atual, também é certo que têm sido desenvolvidas muitas técnicas para aprendermos a gerir melhor o nosso tempo, por forma a que, mesmo que ele não chegue para tudo, pelo menos não deixemos por fazer coisas importantes porque usámos o nosso tempo a realizar tarefas não essenciais. O estabelecimento de prioridades é crucial.

A falta de organização do tempo ao nível pessoal pode tornar a nossa vida algo caótica, causando elevados níveis de stress. Contudo, ao nível profissional, a gestão do tempo é muitíssimo mais crucial, pois muitas vezes pode estar em causa o nosso emprego ou a progressão na carreira.

Uma eficiente gestão do tempo e, consequentemente, das nossas responsabilidades profissionais, torna-nos profissionais mais competentes, contribuindo para melhorar o nosso desempenho, a eficiência da organização para a qual trabalhamos e também o relacionamento com colegas de trabalho ou outras pessoas com que temos interagir, como clientes ou fornecedores.

Uma boa gestão do nosso tempo permite-nos produzir muito mais, concluir mais tarefas e assim aumentar a nossa produtividade.

O próprio stress causado pela sensação de não conseguirmos gerir tudo o que temos para fazer gera por si só condições para que mesmo as tarefas que conseguimos realizar não o sejam de forma tão perfeita como poderia ser se as desempenhássemos com um espírito tranquilo.

Por isso é fundamental percebermos como é possível organizar a gestão do tempo, fazer um exercício de auto-conhecimento para avaliarmos como é que nós próprios fazemos essa gestão, conhecer as técnicas para melhorarmos a organização do tempo e também as ferramentas que existem para nos ajudar desse objetivo.

Destinatários

Todos nós temos que diariamente gerir o nosso tempo, das coisas mais simples do dia-a-dia às tarefas mais importantes.

Por isso, esta é uma competência que qualquer pessoa deve dominar, sendo mesmo uma forma de organizar a própria vida pessoal.

Obviamente que no âmbito profissional a uma eficiente gestão do tempo e o consequente aumento da produtividade representam muito no nosso sucesso profissional


Por isso, este é um curso em qualquer deve interessar a qualquer pessoa.

Pré-Requisitos

Para a frequência desta formação os formandos não são exigidos quaisquer requisitos prévios.

O curso é aberto a qualquer participante, não sendo exigível habilitação prévia específica.

Perfil Dos Formadores

Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais da área, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades profissionais com que os formandos se confrontarão no mercado de trabalho.

Estruturação Pedagógica

O curso tem uma estrutura linear, sendo ministrado de forma contínua e sequencial.

Perfil de Competência

No final do curso os formandos terão adquirido conhecimentos que lhes permitirão dominar os seguintes aspectos:

- Compreender o conceito de gestão do tempo
- Perceber os ganhos de produtividade en função de uma boa gestão do tempo
- Definir estratégias para a gestão do tempo
- Identificar e aplicar as técnicas de gestão do tempo
- Identificar os obstáculos a uma boa gestão do tempo
- Saber identificar e definir tarefas em função de níveis de prioridade previamente definidos
- Compreender a importância fundamental da agenda de trabalho
- Reconhecer fatores pessoais de bloqueio no uso eficaz do tempo
- Identificar fatores de desperdício de tempo e definir estratégias para minimizar os mesmos
- Utilizar ferramentas que permitem otimizar a gestão do tempo e das tarefas

Saídas Profissionais

Este curso, como já foi explicado acima, destina-se a qualquer pessoa e, mais ainda, a qualquer profissional.

Assim, por si só ele não confere especificamente uma saída profissional. No entanto, esta é uma competência essencial no percurso e na valorização pessoal e pessoal de qualquer pessoa.

Em termos de mercado, as empresas valorizam muitíssimo as formações nas soft skills, particularmente as que se reflectem em maior produtividade, sendo normalmente um fator decisivo nos processos de seleção.

Certificações

No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos da legislação em vigor.

O curso não confere grau académico.

Metodologia Pedagógica

Nesta formação privilegia-se fundamentalmente a perspectiva prática, com o recurso a trabalhos práticos e casos de estudo.

Meios e Recursos Didáticos

O curso decorrerá em sala, com recurso a suportes audiovisuais.

Os materiais consumíveis são, em qualquer curso, da responsabilidade dos formandos. No entanto, ao nível de consumíveis, este curso não exigirá o dispêndio de montantes significativos.

A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis, pelo que o seu custo não é considerado para a estimativa acima referida.

Por norma, qualquer documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital.

Critérios de Avaliação

A avaliação resulta, basicamente, de 2 vertentes: uma, a “avaliação contínua”, põe em equação factos como a assiduidade, pontualidade, participação activa nas aulas, e execução de trabalhos determinados pelos formadores, em aula ou em casa, individuais ou de grupo, consoante o seu próprio critério.

Por outro lado, é realizado um teste final escrito que, em conjunto com a avaliação contínua, dará a medida da qualificação atribuída ao aluno no final do curso.

A escala de avaliação utilizada é de 0 a 20.

Condições do Curso

A duração do curso é de 16 horas.

As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, à data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela Secretaria.

As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na Secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).

Versão do Referencial: V.1