Objetivos do curso

As técnicas de Visual Merchandising aplicadas ao espaço comercial permitem melhores resultados de venda, aumentar a satisfação do cliente e proporcionar-lhe uma experiência única de compra.

O Visual Merchandising vai muito além do simples Vitrinismo, pois inclui toda a concepção do espaço comercial, aplicando técnicas de psicologia, comunicação, design, decoração, por forma a proporcionar ao cliente um ambiente onde este se sinta confortável e que convide à fruição do espaço, à absorção do conceito dos produtos comercializados, não apenas pelo seu impacto visual, mas por toda a envolvência proporcionada, criando espaços com personalidade própria.

O Visual Merchandising é ainda uma ferramenta facilitadora da exposição do produto e uma importante ferramenta de vendas, pois usa das diversas técnicas que podem induzir o cliente ao acto da compra.

As técnicas de Visual Merchandising permitem também a criação de uma identidade comercial própria e única, potenciando o impacto da imagem da marca sobre o cliente.

Destinatários

Este curso destina-se primeiramente a todos os que tenham ligação ao comércio, nomeadamente com responsabilidade na organização de espaços comerciais.

Gerentes de loja, proprietários, comerciais, pessoal de atendimento, todos os que estejam ligados ao comércio podem aproveitar desta formação para melhorar a atractividade dos seus espaços.

Mas os objectivos desta formação não se limitam ao conceito da loja ou espaços comerciais.

Qualquer espaço público pode utilizar as técnicas de Visual Merchandising para melhorar a imagem junto ao cliente: restaurantes, cafés, clínicas, empresas, entre outros, podem melhorar, de uma forma subliminar, a percepção que o cliente tem da empresa.

Pré-Requisitos

Para a frequência desta formação não são exigidos pré-requisitos especiais.

Perfil Dos Formadores

Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais da área, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades profissionais com que os formandos se confrontarão no mercado de trabalho.

Estruturação Pedagógica

O curso tem uma estrutura linear, sendo ministrado de forma contínua e sequencial.

Perfil de Competência

No final do curso os formandos terão adquirido conhecimentos ao nível de:
•    Identificar os diversos planos de Visual Merchandising.
•    Produzir layouts a aplicar no contexto do espaço comercial.
•    Definir zonas de venda no espaço comercial
•    Criar e definir regras de exposição que permitam a criação de uma imagem comercial única
•    Criar uma identidade visual/comercial

Saídas Profissionais

Esta formação permite desenvolver funções para lojas, espaços comerciais, criação de espaços públicos, eventos, etc.

Certificações

No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos da legislação em vigor.

O curso não confere grau académico.

Metodologia Pedagógica

O curso adopta, na sua parte teórica, uma metodologia expositiva. No entanto, privilegia-se fundamentalmente a perspectiva prática, com o recurso a trabalhos práticos e casos de estudo.

Meios e Recursos Didáticos

O curso decorrerá em sala, com recurso a suportes audiovisuais. Outros materiais consumíveis poderão ser necessários, para a realização de trabalhos práticos (maquetas, projectos, ou outros).

Os materiais consumíveis são, em qualquer curso, da responsabilidade dos formandos. No entanto, ao nível de consumíveis, este curso não exigirá o dispêndio de montantes significativos.

A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis, pelo que o seu custo não é considerado para a estimativa acima referida.

Por norma, qualquer documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital. Se o formando a pretender na forma impressa (em papel), o custo desse serviço ser-lhe-á debitado.

Critérios de Avaliação

A avaliação neste curso resulta, basicamente, da “avaliação contínua”, pondo em equação factores como a assiduidade, pontualidade, participação activa nas aulas, e execução de trabalhos determinados pelos formadores, em aula ou em casa, individuais ou de grupo, consoante o seu próprio critério.

A escala de avaliação utilizada é de 0 a 20.

Condições do Curso

A duração do curso é de 16 horas.

As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, à data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela Secretaria.

As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na Secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).

Versão do Referencial: V.2

Este site utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência, alguns dos quais essenciais para que certas partes do site funcionem corretamente. Saiba mais na Política de Privacidade.