Objetivos do curso

O curso de Gestão Turística pretende proporcionar uma perspetiva global da atividade turística.

 

A maior parte dos cursos de turismo centram-se quase exclusivamente na atividade de hotelaria, não permitindo ver o alcance global deste setor, na sua vertente quer económica, quer social, nem perceber onde ele se inicia e quais as suas fronteiras, que vão muito além da mera oferta hoteleira.

 

Esta abordagem global da atividade turística permite perceber a sua relevância económica mais abrangente, e consequentemente abrir rumos a novas oportunidades de negócio na área turística, não cingidas apenas à oferta hoteleira, permitindo identificar muitas outras possibilidades de negócio turístico, frequentemente de menor investimento, com menor concorrência e com excelentes perspetivas de rentabilidade.

 

Os formandos ficarão assim com uma noção global do ciclo do negócio do turismo, do ponto inicial ao ponto final, não se cingindo, como é habitual em curso de turismo, num segmento apenas.

 

Com esta formação, os potencias empreendedores na área do turismo poderão identificar a área que melhor se adequará aos seus objetivos, possibilitando-lhes mesmo eventualmente descobrirem áreas potenciais de negócio que porventura nem saberiam existirem, ou não terem a noção da sua real relevância na cadeia de valor do setor, abrindo-lhes assim novas oportunidades de negócio.

 

Sendo o turismo uma das principais atividades económicas a nível mundial, e sendo Portugal um mercado muito relevante mesmo no contexto global, com uma diversidade enorme de oferta turística, esta formação é muito oportuna para o nosso mercado e para os nossos empresários e empreendedores.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os que se interessem pela atividade turística, quer como operadores, quer como empreendedores.

 

É fundamental para quem deseje iniciar um negócio neste setor de atividade, pois permite ter uma perspetiva global e integrada do negócio turístico, permitindo-lhe identificar onde se poderão melhor adaptar as suas competências, ou a área onde a sua capacidade de investimento (seja financeira, seja de know how) melhor se adeque.

 

É igualmente importante para aqueles que, estando já no setor, seja como empresários, dirigentes, técnicos de turismo ou trabalhadores (quer especializados, quer indiferenciados), pretendam ter um melhor conhecimento da abrangência deste setor, permitindo-lhes identificar as melhores oportunidades na cadeia de criação de valor.

 

Mesmo para operadores já estabelecidos no mercado, este curso poderá abrir-lhes novas perspetivas de interligarem o seu negócio, quer a montante, quer a jusante, com outros operadores, por forma a melhorem a experiência dos seus clientes.

Pré-Requisitos

Para a frequência desta formação não são exigidos pré-requisitos especiais.

 

O curso é aberto a qualquer participante, sendo todavia recomendável (mas não condição exclusiva) ter como base a frequência do ensino secundário.

Perfil Dos Formadores

Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais da área, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades profissionais com que os formandos se confrontarão no mercado de trabalho.

Estruturação Pedagógica

O curso tem uma estrutura linear, sendo ministrado de forma contínua e sequencial.

Perfil de Competência

No final do curso os formandos terão adquirido conhecimentos que lhes permitirão compreender como funciona o setor económico do turismo, numa perspetiva verticalizada, isto é, desde a emissão dos mercados de turismo até à operacionalização junto do cliente final.

 

  • Compreender o que é o turismo enquanto atividade económica
  • Identificar os vários tipos de turismo
  • Identificar os diversos tipos de público alvo
  • Conhecer as diversas atividades ligadas ao turismo e a sua interligação
  • Ficar com um conhecimento integrado do marketing direcionada à hotelaria e turismo
  • Identificar oportunidades de negócio no setor do turismo
Saídas Profissionais

No final do curso, os formandos poderão dedicar-se a qualquer atividade ligada ao setor do turismo, numa ótica de gestão global e organizacional.

 

Assim, poderão iniciar-se na atividade turística enquanto empreendedores por conta própria, ou colaborar em qualquer empresa do setor.

Certificações

No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos da legislação em vigor.

 

O curso não confere grau académico.

Metodologia Pedagógica

O curso adopta, na sua parte teórica, uma metodologia expositiva. No entanto, privilegia-se fundamentalmente a perspectiva prática, com o recurso a muitos trabalhos práticos e casos de estudo.

Meios e Recursos Didáticos

O curso decorrerá em sala, com recurso a suportes audiovisuais.

 

Os materiais consumíveis são, em qualquer curso, da responsabilidade dos formandos. No entanto, ao nível de consumíveis, este curso não exigirá o dispêndio de montantes significativos.

 

A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis, pelo que o seu custo não é considerado para a estimativa acima referida.

 

Por norma, qualquer documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital. Se o formando a pretender na forma impressa (em papel), o custo desse serviço ser-lhe-á debitado.

Critérios de Avaliação

A avaliação resulta, basicamente, de 2 vertentes: uma, a “avaliação contínua”, põe em equação factos como a assiduidade, pontualidade, participação activa nas aulas, e execução de trabalhos determinados pelos formadores, em aula ou em casa, individuais ou de grupo, consoante o seu próprio critério.

 

Por outro lado, é realizado um teste final escrito que, em conjunto com a avaliação contínua, dará a medida da qualificação atribuída ao aluno no final do curso.

 

A escala de avaliação utilizada é de 0 a 20.

Condições do Curso

A duração do curso é de 60 horas.

 

As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, à data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela Secretaria.

 

As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na Secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).

 

Versão do Referencial: V.6