Este curso é especialmente vocacionado para os empreendedores, para todos aqueles que pretendem iniciar o seu próprio negócio, porque têm uma boa ideia, têm força de vontade e iniciativa, mas sentem que a falta de conhecimento da realidade empresarial pode contribuir para que se cometam erros básicos que podem deitar por terra um bom projeto.
Com esta formação, o empreendedor é familiarizado com algumas questões básicas – mas fundamentais – de como constituir uma empresa e iniciar um negócio, e também como geri-lo.
Por isso, este é um curso essencialmente prático, baseado na perspetiva real do dia a dia, por forma a que os formandos possam aplicar diretamente os conhecimento adquiridos na sua atividade.
O curso tem ainda como trabalho final a criação de um caso prático, simulando uma atividade empresarial real, como se se tratasse do lançamento de uma verdadeira empresa nova.
O curso destina-se a todos os que pretendem criar o seu próprio negócio, ou que, tendo já uma atividade empresarial de pequena dimensão, pretendam aprofundar conhecimentos essenciais a uma boa gestão do negócio.
Para a frequência desta formação não são exigidos pré-requisitos especiais.
Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais deste sector de actividade, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades efectivas com que os formandos se confrontarão num contexto real de trabalho.
O curso tem uma estrutura modular, com um total de 6 ciclos, culminando com a realização de um trabalho de criação de uma empresa.
A estrutura do curso é a seguinte:
Módulo 1 - Vamos criar um negócio! (10 horas)
Módulo 2 - Vamos vender! A função marketing e comercial (12 horas)
Módulo 3 - Vamos fazer contas ao dinheiro? A função financeira (10 horas)
Módulo 4 - Pois, também vamos pagar impostos… A função fiscal (2 horas)
Módulo 5 - A empresa são as pessoas! A função de recursos humanos (8 horas)
Módulo 6 - Mãos à obra! Elaborar um plano de negócio (12 horas)
No final do curso os formandos terão adquirido conhecimentos que lhes permitirão lançar-se na aventura e desafio que é constituir um novo negócio, conhecendo os riscos e as oportunidades.
Estarão aptos a criar a sua própria empresa, ou a melhorar e ampliar um negócio já existente, e conhecerão bem as principais realidades – requisitos legais, oportunidades, desafios – de um projeto empresarial.
Este curso tem obviamente como saída profissional a criação da própria empresa, o lançamento de um negócio, ou ainda a ampliação ou melhoramento, ao nível da gestão, de um negócio já existente.
No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos da legislação em vigor.
O curso não confere grau académico.
O curso adopta um modelo de essencialmente prático, uma metodologia fundamentalmente assente nas questões concretas que se depararão ao empreendedor, culminando com a elaboração de um plano de negócios, que pode bem ser o seu projeto real de negócio.
O curso decorrerá em sala, com recurso a suportes audiovisuais, e meios informáticos.
Os materiais consumíveis são, em qualquer curso, da responsabilidade dos formandos. No entanto, neste curso não se prevê a necessidade de consumíveis.
A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis.
Por norma, qualquer documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital.
A avaliação tem por base por base 5 vectores referenciais que são:
• Assiduidade
• Participação
• Exercícios realizados
• Testes
• Trabalhos práticos
A escala de avaliação utilizada é de 0 a 20.
A duração do curso é de 54 horas.
As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, à data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela Secretaria.
As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na Secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).
Versão do Referencial: V.1