Objetivos do curso

O curso de Organização e Gestão de Empresas do INEPI é um curso em formato de MBA (Master in Business Administration), que aborda a gestão numa perspectiva essencialmente prática, possibilitando aos formandos uma transferência directa dos conhecimentos adquiridos para a sua prática do dia-a-dia.

A principal função do gestor é essencialmente definir objetivos e delinear a forma de os alcançar, coordenando as atividades da organização e motivando os seus colaboradores (a sua equipa), e por isso ele deve ter uma preparação abrangente, que lhe permita estar apto a dialogar com os profissionais das diversas áreas na sua linguagem técnica. O curso pretende, pois, dotar os formandos dessa capacidade de entender cada uma das áreas de actividade da organização / empresa, por forma a poder efectuar a interligação entre todas elas, de modo a que o conjunto funcione em perfeita sintonia.

Não sendo exaustivo no universo da gestão, o curso centra-se nos conhecimentos e técnicas mais essenciais para se gerir uma empresa (ou outro tipo de organização) com elevado grau de competência.

O objectivo principal é portanto que os formandos fiquem com uma visão tão abrangente quanto possível das principais vertentes da actividade de uma empresa ou outro tipo de organização, mas numa perspetiva fundamentalmente prática, direcionada aos problemas do dia-a-dia do gestor, e não desenvolver uma abordagem teórica ou conceptual. A função de um gestor é muito mais resolver problemas do que analisá-los para além do estritamente necessário.

A componente financeira, a comercial, a jurídica e a de recursos humanos serão as principais áreas abordadas, por serem os alicerces de qualquer empresa. Naturalmente que, consoante os ramos de actividade de cada empresa – comércio, indústria, serviços – ou o seu sector de actividade, outros temas poderão ser relevantes. Não é, contudo, objectivo deste curso ser demasiado específico nesse campo, pretendendo esta formação cingir-se aquilo que é transversal a qualquer organização empresarial.

 

Destinatários

O curso de Organização e Gestão de Empresas (MBA) do INEPI destina-se a um público heterogéneo, tanto em termos de idade, como no que diz respeito à formação académica e experiência profissional.

Elemento comum é a necessidade de obterem uma formação em Gestão, essencialmente prática e dirigida à realidade concreta do dia-a-dia de uma empresa. Regra geral, os gestores não são executantes, mas sim planeadores e decisores.

O público dispersa-se pois entre pessoas com formações académicas diversas, ou mesmo sem qualquer formação académica específica, mas que por razões da sua evolução profissional atingiram (ou pretendem assumir) um cargo de gestão (sectorial ou geral) que as obriga a adquirir conhecimentos sobre as matérias inerentes à gestão empresarial.

Obviamente que o curso se dirige também a muitos pequenos e médios empresários, que sentem necessidade de ter um controlo maior sobre o que se passa na sua empresa. Mais uma vez se constata, portanto, a perspectiva essencialmente prática que estas pessoas procuram na sua formação.

 

Pré-Requisitos

Para a frequência desta formação não são exigidos pré-requisitos especiais.

O curso é aberto a qualquer participante, sendo todavia recomendável ter como base a frequência do ensino secundário.

 

Perfil Dos Formadores

Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais da área, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades profissionais com que os formandos se confrontarão no mercado de trabalho.

Estruturação Pedagógica

O curso tem uma estrutura modular, funcionando num sistema de módulos agrupados em 4 ciclos, com um total de 18 módulos.

A estrutura do curso é a seguinte:

CICLO I – ÁREA CONTABILIDADE E FINANCEIRA

Noções de Contabilidade Geral    20 horas
Noções de Contabilidade Analítica    10 horas
Cálculo Comercial e Financeiro      8 horas
Gestão Orçamental………………………………………………………………16 horas
Análise e Gestão Financeira    16 horas

CICLO II – ÁREA JURÍDICA

Legislação sobre RPGD (Regulamentação Geral de Proteção de Dados)      4 horas
Princípios de Direito Comercial      8 horas
Noções Fundamentais de Direito do Trabalho e Legislação Laboral    10 horas
Noções Fundamentais de Fiscalidade    12 horas
Riscos Jurídicos da Gestão – Responsabilidades dos Gestores……….... 8 horas

CICLO III – ÁREA COMERCIAL, COMUNICAÇÃO E MARKETING

Marketing Mix    18 horas
Marketing Digital    10 horas
Gestão Comercial    14 horas
Comunicação Empresarial    16 horas

CICLO IV – ÁREA RECURSOS HUMANOS

Gestão de Recursos Humanos    12 horas
Técnicas de Chefia.    . 8 horas
Liderança e Gestão de Equipas.    . 8 horas
Gestão do Tempo    . 8 horas

Nota: os ciclos não têm precedências entre si, pelo que a ordem dos mesmos pode ser diferente da apresentada acima.

 

Perfil de Competência

No final do curso os formandos terão adquirido conhecimentos que lhes permitirão gerir uma empresa ou outro tipo de organização.

Os formandos terão conhecimentos ao nível das diversas vertentes da Gestão Empresarial que lhes permitirão coordenar equipas, analisar informação e, essencialmente, tomar decisões tecnicamente fundamentadas que possibilitem o desenvolvimento e enriquecimento da organização no seu todo, de uma forma harmoniosa e sustentável.

 

Saídas Profissionais

No final do curso, os formandos estarão aptos a gerir uma empresa de tipo PME, uma estrutura sectorial de uma organização ou empresa de grande dimensão, ou gerir a sua própria empresa.

Certificações

No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos da legislação em vigor.

O curso não confere grau académico.

Metodologia Pedagógica

O curso adopta, na sua parte teórica, uma metodologia expositiva, normalmente suportada em técnicas que incentivem as dinâmicas de grupo.

No entanto, privilegia-se fundamentalmente a perspectiva prática, com o recurso a muitos trabalhos práticos e casos de estudo.

 

Meios e Recursos Didáticos

O curso decorrerá em sala, com recurso a suportes audiovisuais ou outros meios adequados à formação. Eventualmente, poderá incluir sessões fora de portas, como visitas de estudo ou de trabalho a determinadas empresas ou organizações.

A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis, pelo que o seu custo não é considerado para a estimativa acima referida.

Por norma, qualquer documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital. Se o formando a pretender na forma impressa (em papel), o custo desse serviço ser-lhe-á debitado.

 

Critérios de Avaliação

A avaliação deste curso é feita módulo a módulo. Para concluírem o curso com aproveitamento, os formandos deverão obter classificação positiva em todos os módulos.

A média final do curso é a média aritmética das notas dos diversos módulos.

O critério de avaliação nos módulos tem em conta a avaliação contínua, bem como as notas de trabalhos finais (exames) ou outros que sejam efectuados durante o módulo. São também valorizados factores como a assiduidade, participação nas aulas, execução de trabalhos de rotina, etc.

A escala de avaliação utilizada é de 0 a 20.

Condições do Curso

A duração do curso é de 206 horas.

As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, à data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela Secretaria.

As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na Secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).

Versão do Referencial: V.10