Objetivos do curso

O curso visa preparar os formandos no desempenho de tarefas conexas com a função dos Recursos Humanos ou em serviços administrativos, nomeadamente no âmbito das componentes retributivas e remuneratórias, no enquadramento fiscal, parafiscal e laboral, cálculo e processamento salarial,  obrigações conexas (seguros, segurança social, obrigações legais, etc.), enquadramento e reflexos contabilísticos.

 

Destinatários

Este curso destina-se a todos aqueles que necessitam de conhecer de forma aprofundada a legislação e os procedimentos relativos ao processamento de salários.

O curso tem um interesse particularmente directo para técnicos que tenham por responsabilidade realizar o processamento de salários, como sejam administrativos de contabilidade e salários, técnicos de recursos humanos, directores de pessoal, directores de departamento de recursos humanos, contabilistas, entre outros.

O curso pode ainda ter um interesse genérico para gestores e empresários, na medida em que lhes permite ter uma ideia quanto às formas mais rentáveis de gestão dos contratos e retribuições dos seus colaboradores.

 

Pré-Requisitos

Para a frequência desta formação não são exigidos pré-requisitos especiais.

O curso é aberto a qualquer participante, sendo todavia recomendável ter como base a frequência do ensino secundário.

 

Perfil Dos Formadores

Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais da área, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades profissionais com que os formandos se confrontarão no mercado de trabalho.

 

Estruturação Pedagógica

O curso tem uma estrutura linear, sendo ministrado de forma contínua e sequencial.

Perfil de Competência

No final do curso os formandos terão adquirido conhecimentos que lhes permitirão desempenhar funções técnico–administrativas conducentes ao processamento de salários, como sejam o enquadramento e definição das diferentes componentes retributivas, o apuramento dos descontos, encargos e valores líquidos, bem como de todas as obrigações legais decorrentes, quer em relação à Segurança Social, quer ao nível fiscal, bem como outras obrigações acessórias.

Saídas Profissionais

No final do curso, os formandos poderão ingressar em gabinetes de contabilidade, em departamentos de contabilidade ou de recursos humanos de médias ou grandes empresas, ou mesmo fazer o processamento de salários autonomamente, em micro ou pequenas empresas.

O INEPI tem uma estrutura própria para angariação de estágios (ou emprego) para os formandos, junto de empresas suas clientes, ou outras, sendo que com algumas tem protocolos específicos para este efeito.

Sempre que possível, mas sem que tal seja um compromisso efectivo (pois depende da disponibilidade das empresas), o INEPI propiciará a frequência de estágio aos seus formandos.

 

Certificações

No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos da legislação em vigor.

O curso não confere grau académico.

 

Metodologia Pedagógica

O curso adopta, na sua parte teórica, uma metodologia expositiva. No entanto, privilegia-se fundamentalmente a perspectiva prática, com o recurso a muitos trabalhos práticos e casos de estudo.

Meios e Recursos Didáticos

O curso decorrerá em sala, com recurso a suportes audiovisuais.

Os materiais consumíveis são, em qualquer curso, da responsabilidade dos formandos. No entanto, ao nível de consumíveis, este curso não exigirá o dispêndio de montantes significativos.

A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis, pelo que o seu custo não é considerado para a estimativa acima referida.

Por norma, qualquer documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital. Se o formando a pretender na forma impressa (em papel), o custo desse serviço ser-lhe-á debitado.

 

Critérios de Avaliação

A avaliação resulta, basicamente, de duas vertentes: uma, a “avaliação contínua”, põe em equação factos como a assiduidade, pontualidade, participação activa nas aulas, e execução de trabalhos determinados pelos formadores, em aula ou em casa, individuais ou de grupo, consoante o seu próprio critério.

Por outro lado, é realizado um teste final escrito que, em conjunto com a avaliação contínua, dará a medida da qualificação atribuída ao aluno no final do curso.

A escala de avaliação utilizada é de 0 a 20.

 

Condições do Curso

A duração do curso é de 12 horas.

As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, à data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela Secretaria.

As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na Secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).

Versão do Referencial: V.2

Este site utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência, alguns dos quais essenciais para que certas partes do site funcionem corretamente. Saiba mais na Política de Privacidade.